Featured post

Scandinavian Design

First of all, long life to the kingdoms of Denmark, Norway, and Sweden! My passion for Scandinavian design goes beyond design, it i...

4.10.12

Château de Versailles: entenda os estilos

O Chatêau de Versailles sempre nos inspira com sua arquitetura e mobiliário belíssimos, que são reinventados e contemplados por todos decoradores , em produções mais refinadas ou simples. 



Localizado na cidade de Versailles-França, ele foi projetado em 1682 inicialmente pelo arquiteto Lous le Vau. Porém, a gama de profissionais de diferentes áreas foi gigantesca, contando até com nomes como Molière. Devemos destacar aqui o trabalho de André-Charles Boulle, que foi o responsável por criar todo o mobiliário barroco da corte de Luis XIV, fundando assim uma marca. Boulle se destacou no uso de bronze e marchetaria para o palácio. Seguem aqui alguns exemplos de peças à Louis XIV criadas por Boulle. 



Ao longo dos anos o palácio sofreu muitas reformas e alterações no estilo de decoração. Um grande marco foi o estilo Louis XVI, desenvolvido entre os anos de 1774 e 1792. Este estilo ainda carregava características do rococó, porém avançava ao neoclássico. Uma forte representação do estilo é o Petit Trianon, um pequeno palácio anexo a Versailles, que foi decorado especialmente para Marie Antoinette. O decorador favorito da Rainha era Jean-Henri Riesener, que praticamente foi o responsável pela criação do mobiliário conhecido por nós como estilo Louis XVI. Estas fotos são exemplos do trabalho de Riesener. Repare que as linhas são mais retas e simples do que a do estilo Louis XIV.



Segue aqui uma imagem do quarto da Rainha Marie Antoinette, para que possamos compreender a inovação nas estampas florais com cores suaves, que começaram a se desenvolver e se difundir fortemente na época. O gosto da Rainha deu status ao provençal, estilo originado nas camadas populares de Provence, que cobriam os móveis de branco com uma massa de gesso chamada gessocré. 


É sempre bom entendermos mais sobre os locais antes de visitarmos. Para quem aprecia arte e quer saber mais um pouco sobre Versailles, entre no site deles, é excelente: http://www.chateauversailles.fr

Texto elaborado por Papel com Clips. Todos os direitos reservados.