Featured post

Scandinavian Design

First of all, long life to the kingdoms of Denmark, Norway, and Sweden! My passion for Scandinavian design goes beyond design, it i...

27.7.14

5 Fatos que Você Não Sabe Sobre Chocolate Belga

1. Primeira Loja
A inauguração da primeira loja de chocolates Belga foi em 1857, a Neuhaus. O que você não sabe é que a intenção de Jean Neuhaus, fundador da loja, era oferecer uma confeitaria farmacêutica aos habitantes de Bruxelas, com produtos que combatessem tosse e dores de cabeça. Pois bem, feliz as crianças que viviam em Bruxelas e recebiam chocolate para amenizar seus sintomas de resfriado no final do século XIX.

2. Quantidade
A Bélgica produz aproximadamente 200 mil toneladas de chocolate por ano em suas 300 fábricas! É por isso que o maior ponto de vendas de chocolate do mundo é o Aeroporto Internacional de Bruxelas. Em média um belga consome 9,1 kg de chocolates por ano, enquanto o brasileiro se delicia com apenas 1 kg por ano. Acha que é chocólatra? Melhor repensar através desses dados!



3. Grandes Casas x Produtores Artesanais
As grandes casas de chocolate são Godiva, Neuhaus, Leonidas e Mary, a última é a favorita da família real Belga. Porém, as pérolas se encontram nas mãos dos produtores artesanais, que garantem os mais finos ingredientes e o melhor processo de fabricação.


4. Processo de Fabricação Regulamentado
Desde o século XIX o processo de fabricação do chocolate é regulamentado por lei. O cacau puro deve estar presente no mínimo em 35% do produto, o produto deve ser triturado a 15 ou 18 microns (1 milésimo de milimetro). Em suma, nem venha com aditivos de má qualidade, aqui a qualidade é essencial.



5. Saudável
O chocolate belga é mais saudável pois no geral não leva gordura. No Brasil e nas grandes empresas americanas a adição de gordura é alta, para baratear o custo da produção, mas na Bélgica eles preferem a  massa e a manteiga de cacau pura.

Para mais informações entre no site do museu do chocolate de Bruges clicando aqui