Pages

Search This Blog

27.7.14

5 Fatos que Você Não Sabe Sobre Chocolate Belga

1. Primeira Loja
A inauguração da primeira loja de chocolates Belga foi em 1857, a Neuhaus. O que você não sabe é que a intenção de Jean Neuhaus, fundador da loja, era oferecer uma confeitaria farmacêutica aos habitantes de Bruxelas, com produtos que combatessem tosse e dores de cabeça. Pois bem, feliz as crianças que viviam em Bruxelas e recebiam chocolate para amenizar seus sintomas de resfriado no final do século XIX.

2. Quantidade
A Bélgica produz aproximadamente 200 mil toneladas de chocolate por ano em suas 300 fábricas! É por isso que o maior ponto de vendas de chocolate do mundo é o Aeroporto Internacional de Bruxelas. Em média um belga consome 9,1 kg de chocolates por ano, enquanto o brasileiro se delicia com apenas 1 kg por ano. Acha que é chocólatra? Melhor repensar através desses dados!



3. Grandes Casas x Produtores Artesanais
As grandes casas de chocolate são Godiva, Neuhaus, Leonidas e Mary, a última é a favorita da família real Belga. Porém, as pérolas se encontram nas mãos dos produtores artesanais, que garantem os mais finos ingredientes e o melhor processo de fabricação.


4. Processo de Fabricação Regulamentado
Desde o século XIX o processo de fabricação do chocolate é regulamentado por lei. O cacau puro deve estar presente no mínimo em 35% do produto, o produto deve ser triturado a 15 ou 18 microns (1 milésimo de milimetro). Em suma, nem venha com aditivos de má qualidade, aqui a qualidade é essencial.



5. Saudável
O chocolate belga é mais saudável pois no geral não leva gordura. No Brasil e nas grandes empresas americanas a adição de gordura é alta, para baratear o custo da produção, mas na Bélgica eles preferem a  massa e a manteiga de cacau pura.

Para mais informações entre no site do museu do chocolate de Bruges clicando aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Subscribe to the newsletter

Follow Along

Blog Archive