12.7.14

7 Coisas Que Um Brasileiro Sente Falta na Bélgica

1) Tomar suco com as refeições
Aqui não se toma suco ou refrigerante junto com os alimentos, principalmente em dia de semana. Os belgas são tradicionais e consideram importante degustar o sabor do alimento sem interferências no paladar, portanto ao lado do prato deles sempre tem um copo de água ou uma taça de vinho que se harmonize ao sabor do prato escolhido. 

2) Sol, meu amigo sol
A terra dos chocolates possui um alto índice de pluviosidade, em boa parte do ano o tempo fica nublado. Hoje enquanto escrevo esse post vejo o céu cinza e uma leve garoa (mesmo sendo verão). Depois de algumas semanas nosso corpo se acostuma com a falta de sol, mas antes disso os brasileiros ficam melancólicos, já que associamos ''tempo fechado'' à coberta, pipoca e filme. 



3) Cores nas casas
Grande parte das casas nas cidades belgas são revestidas com tijolinhos cinzas, cores torrosas, tudo muito discreto. Obviamente existem exceções, como nas cidades de Gent e Bruges, mas no geral a falta de cores fortes predomina. Nos primeiros dias eu sentia falta de algo que não sabia o que era, então me dei conta de que se tratava das cores nas fachadas das casas, nunca achei que isso afetaria meu humor, mas faz diferença. Porém é só comer chocolate e tomar cerveja belga que o humor volta no ar!



4) Café
Quando for colocar sua moedinha em uma máquina de café: não crie expectativas. O que sairá da máquina é no geral um ''chá de café'', um copo grande cheio de café aguado. Se quiser um café decente você precisará procurar uma Starbucks, infelizmente, ou garimpar muito até achar uma boa cafeteria. 

5) Um só idioma
No norte da Bélgica falam holandês - Dutch, Flemish -, no sul falam francês, e ainda existe um pedacinho ao leste onde alemão é oficial. Essa mistura gera muitos transtornos, principalmente na Capital que é bilíngue. Nos sentimos um pouco perdidos e sem saber qual idioma usar quando começamos uma conversa em Bruxelas, também não é difícil nos perdemos nas ruas por termos o nome da mesma em dutch e na placa o nome estar em francês, até os locais se confundem.

6) Festa de aniversário de criança
Aqui na Bélgica não tem empadinha, coxinha, brigadeiro e bolo, nas festas infantis é tradicional que seja servido apenas panquecas doces, recheadas com açúcar mascavo, geralmente duas unidades para cada criança. Também ainda não fui em nenhuma festa que tenha música, nem cantam ''parabéns'' com corte de bolo, pois nunca vi também a tal ''mesa do bolo''. Portanto não reclame mais das festinhas no Brasil!

7) Duchinha ou bidê ao lado do vaso sanitário
Na maioria das casas e estabelecimentos a tradicional duchinha é ausente, algo muito complicado principalmente para as mulheres brasileiras em período menstrual, pois precisamos nos contentar com aqueles lencinhos umedecidos. Quando vierem ''turistar'' na Bélgica não se esqueçam de andar com lencinhos na bolsa meninas, caso contrário passarão por situações desconfortáveis!

Obrigada pela visita e pelo carinho
Não deixe de nos acompanhar pela página no Facebook!

31 comentários:

  1. Sem empadinha ?! Brigadeiro? CAFÉ?! Duchinha?! Pelámor! Meeeeu deus ahahaha...e eu reclamando daqui
    Amei demais o blog! Segundo pra sempre haha

    http://blogchadatarde.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamis! Pois é, sem empadinha hahahaha, entretanto existem coisas bastante positivas que compensam e me fizeram morar aqui, todos os lugares possuem lados positivos e negativos =)
      Fico muito feliz que tenha gostado do Papel com Clips, comentários como o seu são grandes incentivos para que eu continue a postar.
      Grande beijo

      Excluir
  2. Meeeu Deus! Quanta coisa. A festa das crianças deve ser um pouco sem graça rs
    Beijos | www.doseujeito.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emanuelle! As crianças se divertem nas festinhas pois brincam bastante entre elas, mas para os adultos não é tão legal, por isso mesmo que adultos quase nunca são convidados, é outro pensamento mesmo
      Seja bem-vinda aqui =)

      Excluir
  3. Puxa, uma coisa que eu não consigo (literalmente não consigo mesmo, sério) é fazer uma refeição sem beber suco e/ou refrigerante. Nossa, não vou mais reclamar mesmo das festas do Brasil hahaha, como assim festa sem brigadeiro, empadinha e nem parabéns? Como assim? Hahaha...
    Seu blog é lindíssimo, já estou super seguindo aqui. ♥
    Superrr beijos para você (:
    Blog Brilho na Make

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamara! Depois de um tempo eu me acostumei a não tomar suco com as refeições, até comecei a achar um pouco melhor =)
      Muito obrigada pelo carinho e por seguir o Papel com Clips, mensagens como a sua fazem toda a diferença.
      Grande beijo <3

      Excluir
  4. Olá querida passando para conhecer seu blog e já posso dizer que estou adorando os post ♥
    Pra mim o café sintiria muita falta pois eu amo ♥ e a festa de aniversário então, hum empadinhas, coxinhas rsss tudo de bom! rsss
    beijos
    Lilian Lima
    www.lilianlima.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian! Fico agradecida pelo fato de você ter gostado do post! Seja sempre bem-vinda!
      Abraço!

      Excluir
  5. Mas, gente, como assim... o.o
    Super me identifiquei na parte do associar "''tempo fechado'' à coberta, pipoca e filme." #soudessas rs
    Mas aos poucos as coisas boas vão recompensando, né? ^^
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi! Sim, as coisas boas compensam para mim =)
      Obrigada pela visita aqui!
      Beijos!

      Excluir
  6. É realmente difícil ficar num lugar onde não tem o mesmo costume que o nosso, né? Hahaha, realmente a gente sente falta de algumas coisas!
    Aii, sol <33333
    Beijos e fique com Deus!
    Batom de Framboesa

    ResponderExcluir
  7. Ollá Gabi ^^
    Bem... eu terei que comentar pela sequencia pois assim fica melhor, só desculpa se o comentário acabar ficando muito grande hahaha'
    1º As refeições sem refrigerante/suco eu ficaria doidinha... mas acompanhado com um bom vinho, até que seria legal *-* até parece que eu bebo kkkk' mas deve ficar bom mesmo XD
    2º Esse parte do sol não aparecer muito, eu até ficaria um pouquinho feliz pois AMO dias nublados, gelados e úmidos kkk' mas tudo que é demais acaba perdendo a graça '-' então iria chegar uma hora que eu iria sentir falta do sol.
    3º Cores, cores... eu amo cores ♥ acho que eu iria ficar muito deprimida '-' mas como você disse... nada que um chocolate não ajude XD
    4º Eu não gosto muito de café nem de chá... então devo imaginar que "chá de café" deve ser horrível :P
    5º Nada a declarar... eu realmente preciso aprender outro idioma, pois até o português está difícil kkkk'
    6º Nossaaaaa... que dó das criancinhas '-' o que mais eu gostava quando criança era das minhas festas de aniversario pois tinha muitas guloseimas e eu podia me vestir de princesa *o* Mas afinal, se não tem mesa de bolo, música, coxinha, brigadeiro... Meu Deus que festa desanimada é essa :O
    7º Tenso '-'

    Beijoxxx.
    Princess of Love ♥ http://maria-gabriely.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maby, somos quase xarás, não é? hahahaha
      Gostei muito de ler seu comentário e de todas as suas observações, principalmente aquela que só mulheres entendemos, a parte do ''tenso''.
      Você é sempre bem-vinda aqui, leitoras como você fazem toda a diferença =)
      Grande beijo

      Excluir
  8. É um choque de cultura né, mas acredito que isso é muito bom para nós, assim a gente para de reclamar tanto do nosso país, não é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stefani! Claro, temos que reconhecer que todos os lugares possuem pontos positivos e negativos =)
      Grande beijo

      Excluir
  9. Me apaixonei pelo seu blog, Gabi! Adoro saber sobre os lugares mundo a fora para saber o que colocar na minha lista de visitas e estar preparada para o que encontrar lá. Amei o modo que escreve (não é do tipo que a gente pula parágrafos rsrsrs). E já estou te seguindo!
    Beijooos

    www.fashionworldbykaren.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karen!
      Nossa, fiquei muito contente com seu comentário, muito obrigada pelo elogio!
      Grande abraço e seja sempre bem-vinda =)

      Excluir
  10. Nossa, quanta coisa diferente. Eu amaria morar em um lugar frio, amo inverno, ia amar aí, menos pelo café, eu sou completamente viciada em café A-M-O ♥♥♥

    MAYARA MIQUELOTTO

    Beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara! Nada que procurar um Starbuks não resolva em relação ao café =)
      Grande abraço e muito muito obrigada pela visita e comentário <3

      Excluir
  11. Nossa,nem tô acreditando que a Bélgica é tão diferente!E deve ser muito bom sempre esse tempo nublado...Acho a coisa mais linda!
    Ameiiii seu blog e conhecer a Bélgica <3
    Beijos da Bia!♥♥♥

    http://www.strelateen.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz! Sim, o tempo nublado é romântico e aconchegante, o único problema é o excesso dele que me dá uma preguicinha fora do normal .-.
      Fico muito feliz que tenha gostado do blog, você está oficialmente convidada a voltar mais vezes e será sempre muito bem recebida viu Bia!
      Grande beijo e obrigada pelo comentário

      Excluir
  12. Nossa adorei o post e claro que eu sentiria falta de muitas coisas mais do meu precioso café gostoso principalmente não consigo viver sem café :3

    cherrycharming2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alana, pois é Alana, mas existem alternativas para conseguir um bom café =)
      Grande beijo e seja sempre bem-vinda

      Excluir
  13. God, como viver sem o lindo sol e o colorido nas ruas? E essas confusão de idiomas? Meu Deus!

    http://posrealidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Adorei!! amo café!! Adorei seu blog
    Salvo nos Favoritos :)

    Beijos
    Fernanda
    Consultora de Imagem & Personal Stylist

    www.aboutfashionbr.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda! Que honra ter uma consultora de imagem como leitora aqui do Papel!
      Muito obrigada pelo apoio e pelo carinho =)
      Beijos

      Excluir
  15. Nossa, tô preferindo continuar morando no meu Brasil!!
    Cheio de cores, bolo de aniversários, café de verdade.. Enfim, com isso tudo que não tem aí!! rs
    Apesar de aí não ter tanta coisa da nossa cultura, mesmo assim o estilo de vida deve ser bem melhor, neh??
    As coisas devem ser mais fáceis também!!
    Não dá pra ter tudo neh?? hehe..
    Beijos
    http://joycejg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Joyce, nunca dá para ter tudo, temos que pesar as nossas preferências e ver qual é o melhor país para morarmos, as vantagens da Bélgica pesam mais para mim, por isso escolhi viver aqui =)
      Grande beijo e muito obrigada mesmo pela visita e comentário

      Excluir
  16. Legal essa diversidade!! Sentiria falta do bom café e dos parabéns nos aniversários. Hehehe...
    Um ótimo fim de semana.

    Beijos
    Danielle
    betweenteaandcoffee.blogspot.com

    ResponderExcluir