Pages

Search This Blog

4.9.14

Diário de Viagem: Mont Saint-Michel França

Desde criança, tenho um amor especial pela história medieval, especialmente a história da França. Por isso, quando tive a oportunidade de visitar o Mont Saint-Michel, na região da Normandia, fiquei encantado.

A história dessa ilha rochosa remonta a 709, quando o bispo de Avranches pediu a construção de um pequeno santuário em honra a São Miguel Arcanjo. Mais tarde, uma igreja pré-românica foi erguida para a comunidade de monges beneditinos. No século XII, com a conquista do território pelo rei francês Felipe Augusto, o conjunto gótico que vemos hoje foi construído. A estátua dourada de São Miguel lutando contra o dragão foi adicionada no início do século XIX, durante as restaurações na ilha. Ao explorar o Mont Saint-Michel, senti como se toda a história do cristianismo estivesse condensada nas pedras da vila, e a paz emanasse dos jardins suspensos no alto da abadia, bem como das suas enormes e silenciosas salas.

Para apreciar a paisagem maravilhosa, recomendo estacionar um pouco distante do Mont Saint-Michel. Existem ônibus gratuitos que levam os turistas dos estacionamentos até a ilha, mas esteja preparado para subir as escadarias de pedra do monte, pois a acessibilidade é limitada para pessoas com dificuldades de locomoção.

Como podem ver pelas fotos, preferi focar minha atenção na paisagem em vez das vielas, pois estas estão repletas de lojas turísticas e "museus" que podem comprometer um pouco a experiência de reflexão e admiração da arquitetura local. Dentro da abadia, optei por não tirar fotos, mas apenas desfrutar da paz e do silêncio do local.

O Mont Saint-Michel é um lugar convidativo, mas sugiro visitá-lo com tranquilidade. Tente explorar a abadia e evitar as vielas lotadas de lojas. Se tiver tempo, leve um livro e aproveite o passeio!



Follow Along

Blog Archive